quarta-feira, 10 de julho de 2013

Crise dos 20


Você não tem mais hora pra chegar em casa. Na verdade, às vezes dá até uma preguicinha de sair, escolher uma roupa, maquiagem, combinar com as amigas. E será que vai ter lugar pra sentar? Será que vão discutir política de novo e sair cada um com raiva para o seu lado? Será se vou conseguir acordar cedo pro estágio amanhã? O orçamento vai permitir essa saída?
Hoje você procura um emprego, estabilidade financeira, um estágio, entrar ou formar na faculdade. Alguns de seus amigos já estão casando, subindo no emprego, alguns quase formando na faculdade e você ainda nem sabe se tá tomando o rumo certo na sua vida. A saudade aperta daqueles tempos em que você só se preocupava se iria ser convidada para a próxima festa de 15 anos, com que vestido iria e se iria tocar aquela música que você ensaiou a coreografia.
Somos crianças com maioridade penal. Não temos mais o mesmo vigor dos 15, nem os mesmos sonhos, nem as mesmas amizades. Algumas persistem, fazendo você não se esquecer da garotinha que foi um dia. Garotinha que não se imaginava assim aos 20.
Se imaginava na faculdade, realizada, namorando com um príncipe encantado, motorizada, com renda fixa, viajando com os amigos e sem guerras diárias com o cabelo. A realidade não é essa. Mas quem tem essa realidade?
Aos 20, ainda se tem muito a realizar. Se tem muito a aprender. Se tem muito a crescer. Mas na nossa cabeça, passou tempo demais. Para algumas coisas sim, para outras, talvez não.
Aos 20 ainda nos permitimos ter crises. Ainda nos permitimos ser meio adultos e meio adolescentes inconsequentes e, assim, tentamos aproveitar o melhor dos dois mundos.

9 comentários:

  1. Ana adorei o texto, você consegui resumir bem o drama dos 20 e poucos anos.

    http://www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  2. Texto perfeito, definiu bem a crise dos 20,vou traçar novos planos, tentar realizar alguns do passado.. E parar de me torturar por não ser o que queria ser a 5 anos atras! haha

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto , ainda não cheguei nos 20 , mais me descreveu bastante
    beijos
    Que tal dar uma passadinha por lá ? http://www.derepentenaotemidade.com/ Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Ainda não cheguei aos 20 mas achei legal ter uma visão assim diferente.Adorei,obrigada por me fazer cair na real.
    Adorei seu cantinho,também escrevo e adoraria ter sua presença e sua opinião por lá!
    No pior dos casos irá ganhar uma amiga blogueira que está descobrindo sobre a vida
    http://poesiasecafes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luiza!
      Pode deixar, te segui, aparecerei por lá! :D

      Excluir
  5. Crianças com maioridade penal...
    Como me identifiquei com isso. E como tem sido difícil crescer.

    =/

    ResponderExcluir